domingo, 27 de janeiro de 2008

Relação

Origem:
s. f.,
acto ou efeito de relatar; narração; notícia; descrição; informação; rol; lista; ligação; conexão; analogia; comparação entre duas quantidades comensuráveis; quociente; ligação entre pares de elementos; espaço entre dois sons, na música; tribunal judicial de segunda instância; (no pl. ) convivência; (no pl. ) pessoa ou pessoas com quem se convive; (no pl. ) conhecimentos;
(no pl. ) cópula; (no pl. ) acto sexual.
Psic.,
-s humanas: expressão ligada à racionalização e organização científica do trabalho, pretendendo, então, traduzir a importância atribuída aos factores humanos numa empresa;
-s públicas: conjunto de actividades que trata de influir na opinião pública para suscitar nela uma reacção favorável à empresa.


Interpretação:
Explicar essa palavra envolve contextualizar sua aparição em alguma música, fala, leitura ou pensamento. Talvez essa dificuldade de explicá-la seja a explicação do fato de uma relação ser algo tão complexo, que demanda, constantemente, uma busca de análise na garantia da satisfação das partes afim de manter a ligação entre pares de elementos.
Em um grupo a conexão é firme quando há um elo comum entre os membros como se fosse a razão da união, e esse motivo varia entre grupos e dentro deles: idades, momentos, cenários. Quando o elo se perde, alguns membros se soltam e buscam novos grupos, muitas vezes sem a consciência de que o grupo de onde se desprendeu nunca mais será o grupo que lhe acolheu; essas pessoas serão reatraídas em alguns momentos na vida daqueles que não mais fazem parte do conjunto. Porém, como não há mais o elo de ligação, o encontro se torna fático e nostálgico. Homens têm necessidade de viver em grupo, uma vez desfeito um laço, outro é dado. Um laço feito pode ser a aceitação de uma negação e, consequentemente, o desenlaçar de um elo e enlaçar de um novo.
Em uma relação a dois é mais complicado ainda tentar entender como ela se inicia e qual o seu elo. Mas, nada disso parece ter muita relevância neste tipo de relacionamento. Casais se juntam pela vontade de querer estar um na vida do outro, com esta presença trazendo companheirismo, felicidade, segurança, amizade, enfim, sensações que a pessoa amada carrega consigo. É claro, sempre haverá, em qualquer tipo de relação a dois aqueles que carregam falsidade, insegurança, traição, desrespeito, indelicadeza. Porções do que não desejamos que esteja incluso no pacote, mas como se trata de uma relação entre humanos, ou seja, falível, estes elementos não tão desejáveis aparecem e causam as discussões. Discutir é muito válido, faz crescer e é fundamental para que as partes tenham conhecimento de como cada um conceitua algumas palavras, ou seja, o que algo significa para um pode ser compreendido de uma forma diferente pelo outro. Afinal cada um tem sua história e enxerga o mundo da perspectiva de onde está o olhar.
Teria ainda diversos exemplos que poderia citar, mas todos muito particulares: relação no trabalho, com cada membro da família, com um colega, com um amigo, com um não amigo, com o mundo. Enfim, acredito que relação em grupo e a dois resumam essas tantas outras. Relacionar-se não é algo simples. Envolve a imensidão potencial que é cada ser humano e influencia o projeto que somos e que temos em mente. E na base de tudo isso está o amor e suas inúmeras formas. Só ele é capaz, mesmo sem sabermos explicá-lo, de explicar o que nos move.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que relação qualquer que seja depende de sinergia, ou seja que as pessoas que estão envolvidas se somem e criem uma nova unidade, é assim quando dois viram três, quando pessoas viram um grupo.
A bola vem e deve ser devolvida, em todos os momento de maneiras diferentes, um eterno jogo com coisas além de bolas e jogadores...

Anônimo disse...

Acredito muito que a reciprocidade do sentimento é o que torna a amizade verdadeira. Se os dois lados concordam com aquele tipo de proximidade, seja esta pouca ou muita, a relação é verdadeira. Mútua.

Anônimo disse...

Relação. Palavra de diversos significados para cada situação. Dificil mesmo saber o que um relação entre humanos pode trazer. Como você falou, os sentimentos indesejaveis sempre aparecem, pois somos meros humanos.
Os laços, mesmos que desfeitos nunca terminam. O que ainda preserva isso é a história e essa nunca pode ser mudada. Acho que as posições de vista de cada são causados pelos laços, e esses tendem a gerar mais laços que também dependem dos pontos de vista. Ralação é complicado, mesmo quando se tenta simplificar.